Em 2014, pela Plataforma dos Centros Urbanos, o Formação em parceria com o UNICEF concebeu e desenvolveu o Projeto Territórios Irradiadores.
Inclui-se entre as ações do Projeto o desenvolvimento de ideias, em parceria com a SEMED - SLS, para o trabalho de maior aproximação da família com a Creche, em dez Unidades de Educação Infantil (UEB de EI).
Uma das ações desse projeto, foi concebida para criar referências sobre os cuidados que família e escola devem ter no cuidado e desenvolvimento físico, intelectual e emocional das crianças, bem como com sua saúde e alimentação. Foi materializada em formato de Oficina Integrada com o tema "Cuidados da Criança, uma ação da família e da escola".
Os objetivos dessa Oficina, realizada em dez Creches, foram:
- Promover
diálogo entre profissionais da UEB, da SEMED e pais sobre cuidados diversos com
as crianças na Creche e na família.
- Refletir sobre o
cardápio da criança na escola e na família.
- Discutir sobre como
família e escola cuidam da criança no que se refere a hábitos diversos de
higiene.
Abaixo segue um exemplo da programação da Oficina, que pode ter desdobramentos, de acordo com cada UEB.
PROGRAMAÇÃO
1º momento: Apresentação
das pessoas e da programação
2º momento: CUIDAR DA
CRIANÇA: uma tarefa de todos I
Dinâmica
de interação - Em
2 grupos:
Atividade 1 -
CONHECENDO MAIS SOBRE A LAIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS
Grupo
1 – Profissionais da UEB
|
Grupo
2 – Pais
|
QUAL O CARDAPIO DA ESCOLA (Preencher um
quadro de segunda a sexta)
|
QUAIS ALIMENTOS A CRIANÇA COSTUMA COMER EM
CASA? (Preencher um quadro coletivo de segunda a domingo)
|
Dinâmica
de interação
Atividade 2 –
CONHECENDO MAIS SOBRE OS HÁBITOS DAS CRIANÇAS
Grupo 1 – Profissionais da UEB
|
Grupo 2 - Pais
|
PREENCHER UM QUADRO COM HÁBITOS DAS
CRIANÇAS E CUIDADOS NA UEB
|
PREENCHER UM QUADRO COM HÁBITOS DAS
CRIANÇAS E CUIDADOS NA FAMILIA
|
3º momento: CUIDAR DA
CRIANÇA: uma tarefa de todos II
VARAL
DE POSSIBILIDADES
Como
podemos avançar ainda mais para com esses cuidados de modo a contribuir com um melhor
desenvolvimento das crianças? Qual é a nossa proposta?
(cada pessoa preencheu uma proposta em um cartão e expõe no varal)FAMILIA E CRECHE DEBATEM FORMAS DE MAIOR APROXIMAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS
Uma ação importante do Projeto Territórios Irradiadores, na ação desenvolvida junto às Unidades de Educação Básica, em ação cooperativa com técnicos da SEMED e profissionais das escolas são os Seminários "Ação Cooperativa entre Família e Creche"
As principais pautas desses seminários foram as seguintes:
1 - Apresentação do Projeto e da Temática do Seminário
2 - Dinâmica de Apresentação dos participantes
- APRESENTAÇÃO – 6 Grupos
QUEM SOU EU?
UMA LEMBRANÇA
POSITIVA MINHA INFÂNCIA?
UMA LEMBRANÇA
NEGATIVA DA MINHA INFANCIA?
(Desenhos)
3 - Painel com as apresentações
- REFLEXÃO (fazendo pontes entre o passado e o presente)
– 6 grupos
DE QUE FORMA O QUE VIVI NO PASSADO REPERCUTE NO PRESENTE?
QUAL É O MEU COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS HOJE?
EM QUAL ESPAÇO ESTOU ATUANDO: ESCOLA? FAMILIA? COMUNIDADE?
4 - Painel com os resultados do debate
- PROPOSIÇÃO
NOSSAS IDEIAS PARA INTEGRAR MELHOR A CRECHE COM FAMILIA E
COMUNIDADE EM PROL DE UMA EDUCAÇÃO SAUDÁVEL PARA AS CRIANÇAS.
(cada pessoa recebeu uma pedaço de cartolina e coloca uma sugestão e apresenta em uma ciranda).
(cada pessoa recebeu uma pedaço de cartolina e coloca uma sugestão e apresenta em uma ciranda).
Nenhum comentário:
Postar um comentário