Desde 2003, UNICEF, PORTAL DA EDUCAÇÃO DA BAIXADA e INSTITUTO FORMAÇÃO têm realizado ações educativas focadas nas crianças, adolescentes e jovens da região da Baixada Maranhense, principalmente no Território Rural Campos e Lagos, visando contribuir para melhoria de indicadores e superação de condições de vida, de modo geral insatisfatórias, dada a própria condição de precariedade predominante nesse território, no qual se acumulam historicamente índices de desenvolvimento humano muito baixos.
Essa ações educativas têm sido realizadas a partir do estabelecimento de um arco de alianças que se constituíram mediante o diálogo estabelecido com o Portal da Educação da Baixada Maranhense, Fóruns da Juventude e o Instituto Formação, configurando-se, portanto, uma estratégia de ação cooperativa entre essas organizações para a concepção, apoio e coordenação de projetos destinados ao segmento das crianças, adolescentes e jovens, mas também dos professores e Secretários Municipais de Educação no TR Campos e Lagos.
No Conjunto Integrado de Projeto denominado Jovem Cidadão foi implantado o Projeto dos Centros de Ensino Médio e Educação Profissional – concebidos como pontos de desenvolvimento de território e apoiado desde 2004 pelo UNICEF.
No que diz respeito ao segmento infantil, o Instituto Formação foi responsável pela concepção e execução do Projeto Noutro Turno, apoiado pelo UNICEF, um projeto que complementa a educação integral de crianças e adolescentes, mediante o cruzamento de ações educativas entre as crianças, adolescentes e jovens dos Projetos do CIP Jovem Cidadão. Nos municípios esse projeto era coordenado pelos Fóruns da Juventude e Secretarias de Educação.
Devido a essa ação integrada entre Secretarias Municipais de Educação articuladas no Portal da Educação da Baixada e outras organizações da sociedade civil, o UNICEF solicitou ao Instituto Formação que assumisse o papel de organização mediadora do projeto Diretrizes da Educação Infantil em Ação, a ser desenvolvido nessa região pelo Instituto Avisa Lá, de São Paulo.
A partir de dezembro de 2010, iniciou-se a fase preparatória para a realização desse projeto, tendo sido articulado o Portal da Educação da Baixada como o interlocutor privilegiado, no sentido de que se pudesse obter a sua adesão ao projeto e o aval das Secretarias Municipais de Educação, através de seus técnicos e, principalmente, do seu quadro de professores dedicados à educação infantil.
Sabe-se que nessa região o segmento de crianças de zero a seis anos ainda é invisível, em termos de atendimento em equipamentos escolares, como creches e pré-escolas, dado que ainda não foram alcançadas condições mais satisfatórias de realização de políticas públicas de caráter mais qualitativo e universal, capazes de assegurar seu pleno desenvolvimento em termos quantitativos e qualitativos, de acordo com os estudos teóricos, que apontam as necessidades e possibilidades de ampliação do universo cultural das crianças, como pré-requisito para aquisição de capacidades e habilidades fundamentais na sua escolarização, em nível de ensino fundamental.
Um conjunto de variáveis complexas incide nesse território, desde as relativas ao próprio processo incipiente de crescimento econômico dos municípios, que não contam com orçamento próprio, até as condições mais precárias de funcionamento dos sistemas municipais, que embora tenham avanços e contem com professores que, progressivamente, tem alcançado formação em nível superior, ainda não dispõem de condições de estudo e de trabalho adequadas para o desempenho de sua atividade de magistério, mesmo com alguns esforços dos municípios, sobretudo na etapa da Educação Infantil, mas especificamente em Creches.
Assim sendo, as Secretarias Municipais de Educação aderiram ao Projeto de Educação Infantil e foram realizados três momentos específicos de qualificação das equipes selecionadas, para participarem da implementação do programa de educação infantil que está sendo realizado pelo Instituto Avisa Lá e acompanhados pelo Instituto Formação.