Dulcilene Silva
Estou muito feliz por ter a oportunidade de participar das formações de teatro para bebês, musicalidade e dança, pois através das mesmas foi possível perceber que mesmo com uma carência muito grande de materiais didáticos podemos usar criatividade para aplicar inúmeras atividades de maneira prazerosa. Já que o brincar é instrumento facilitador da aprendizagem, nada melhor que aprender brincando.
Antes das formações era muito difícil planejar atividades relacionadas a estas áreas, pois, não tínhamos profissionais para nos orientar. Agora, com os conhecimentos adquiridos e boa vontade tem-se os elementos suficientes para um trabalho de qualidade.
Procuro por em prática com as crianças tudo o que aprendo com os formadores, e posso garantir que é um sucesso, todos participam com interesse e muito entusiasmo.
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Não devemos esquecer..., elas são crianças.
Luzia
Ramos Mendes
As formações desse projeto
contribuíram de forma positiva para a nossa prática em sala de aula. Aprendemos
a ensinar nossas crianças de forma prazerosa sem deixar de ser criança.
Gostei de todas as formas,
mas me identifiquei com a de musicalização, pois adoro cantar e dançar com meus
amigos.
A música já era presente
em minha rotina de sala de aula, mas as técnicas aprendidas facilitaram para
que não se tornassem algo repetitivo e mecânico; eles adoram quando se faz de
forma lenta, mais rápida, etc. não se canta por cantar, existe uma finalidade.
E a dança? Nossa! Como é
bom.
Saber que nosso corpo é
nosso, que nós temos o controle, que nós somos capazes, isso é MA RA
VI LHO SO! Imaginem como se sentem as crianças...
Essa formação contribuiu
em nossos ensaios juninos; na criação da coreografia na escola, do ritmo, na
coragem de dançar, nos desafios ao nosso corpo, enfim, nos sucessos que foi a
nossa apresentação. Tudo que se ensina a criança é necessário, mas não devemos
esquecer de que elas são crianças.
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ARARI EM AÇÃO
Joelma Braga Silva
Coordenadora Pedagógica Educação Infantil
A
equipe de professores, supervisores, coordenadores, diretores da cidade
de Arari, iniciou na terceira semana de janeiro de 2012 estudo
minucioso da proposta pedagógica revisada em 2011. Detiveram-se nas
modificações realizadas a partir das leituras, debates e orientações
feitas pela professora Fabiana Oliveira Canavieira (UFMA - Instituto
Formação). As mudanças ocorreram em dois momentos de formação realizados
sob a coordenação do Instituto Formação, respectivamente nos dias 19 e
20 de agosto e 20 e 21 de outubro.
Nesses
dois momentos também foram discutidos e aprofundados as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e os Indicadores de
Qualidades – INDIQUE.
Foram
momentos importantes, que junto com os que se vivenciou nos Encontros
com o Instituto Avisa - Lá, na cidade de São Bento, contribuíram para
uma releitura, compreensão e apresentação de novas idéias que culminam
com a elaboração de uma nova proposta para a Educação Infantil de Arari,
com a contribuição de todos os envolvidos. Isso, em certa medida,
qualificará mais a educação vivenciada no município.
A
Projeção de trabalho com os professores para este ano é que
reiniciaremos nos dias 01,02 e 03 de fevereiro, nos turnos matutino e
vespertino, discussão do conteúdo ambiente de aprendizagem;
preparação e organização do ambiente de aprendizagem com oficinas para
os professores; discussão e construção da rotina; planejamento no
coletivo dos professores de Arari.
Para
o dia10 de fevereiro foi agendada a apreciação dos conteúdos
contemplados na proposta pelos professores e na escolha do livro da
Educação Infantil para o ano letivo de 2012.
Vale
ressaltar que no final do ano letivo de 2011 foi realizada uma pesquisa
de opinião com crianças e pais nas salas de aula das escolas da sede e
em áreas rurais, com o objetivo de, além de ouvir as crianças,
construir uma proposta pedagógica com a cara e a realidade vivida por
todos e todas.
ARARI REALIZA PESQUISA COM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A Secretaria de Educação de Arari está realizando uma pesquisa com as crianças da Educação Infantil para utilizá-la como referência na reconstrução de sua proposta curricular.
O roteiro da pesquisa foi o seguinte:
ESCOLA MUNICIPAL:
Período de realização da pesquisa:
Número de alunos participantes da pesquisa:
Metodologia: Diálogo em cirandas e rodas de conversa sobre os itens da pesquisa e anotações das falas das crianças.
Questões orientadoras do diálogo:
1- O que vocês fazem na escola?
2- O que mais gostam na escola, por que?
3- O que aprendem na escola?
4- O que não pode faltar na escola?
5- O que mais gostam de fazer?
6- O que não gostam?
7- Quais as brincadeiras que mais gostam de fazer?
8- Qual o lugar preferido por vocês na escola?
Na segunda semana de dezembro haverá uma pausa avaliativa para refletir sobre o que ocorreu no ano, análise da sistematização da pesquisa e o que poderá ser modificado para melhorar as atividades com Educação Infantil em 2012.
PROFESSORES DE ARARI SE REUNEM PARA PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
PROFESSORES DE ARARI SE REUNEM PARA PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Mensalmente os professores de Educação Infantil do município de Arari se encontram para estudos e planejamento.
O último encontro, com a presença do Instituto Formação, ocorreu no dia 27 de outubro de 2011, na Casa do Professor, com a seguinte pauta:
- Apresentação da pauta
- Ampliação de repertório cultural (Leitura da Crônica de Luis Fernando Veríssimo “ Aquilo”)
- Retomada da sequencia de atividades de arte “Matisse”
- Diálogo sobre espaços reservados aos jogos no contexto da criança
- Discussão da pesquisa – etapa da reelaboração da nova proposta curricular
- Oficina de construção de jogos
- Combinados
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