OFICINA INTEGRADA CUIDADOS DA CRIANÇA: UMA AÇÃO DA FAMILIA E DA ESCOLA
TERRITÓRIO COROADINHO - UEB MARIA AMÉLIA PROFETA
TERRITÓRIO CIDADE OLÍMPICA - UEB DILÚ MELLO
TERRITÓRIO COHAMA - UEB MARIA ANTONIETA
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REUNIÃO COM PAIS E PROFISSIONAIS - PROGRAMAÇÃO
1. Dinâmica de apresentação
2. Apresentação do Projeto(slide)
- Objetivos
- Territórios
- Ações Previstas no Projeto:
- Reuniões com pais e Profissionais das Creches em cada Creche;
- Seminários "Ações Educativas na Creche e na família construindo referências para um crescimento e desenvolvimento saudável na infância“ na PCU São Luís;
- Oficinas de referências na área da saúde e alimentação-cuidados integrados da Creche e da família com as crianças.
3. Dinâmica POSICIONE-SE
- Vocês gostam da proposta pedagógico da escola?
- De que forma vocês participam da rotina da escola?
- Pais e professores dialogam sobre o tipo de alimentação e cuidados das crianças na escola e na família?
- De que forma vocês acham que podem contribuir para que fique ainda melhor?
4. Construção da Agenda das Ações com a Escola.
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VESTINDO-ME DE PROFATRIZ PARA AÇÃO NA CRECHE
Andréia Melo Everton da Silva
Professora Infantil II – Creche
Recanto dos Pássaros
SEMED – São Luís
O encontro intitulado teatro para bebês foi
de grande valia, pois oportunizou um melhor entendimento a respeito da
importância do teatro para a formação e desenvolvimento da criança como no seu
autoconhecimento e sua autoconfiança.
Assim o conhecimento teatral se faz
primordial para nós educadores, posto que foi através desse projeto Diretrizes
em Ação na Educação Infantil, que eu pude perceber o quanto ele era
significativo para as crianças, além de que não exigiria como pensava antes ser
uma especialista em teatro, nem careceria de
muito dinheiro e aparatos sofisticados, necessitaria de fato de doação e sensibilidade
da minha parte.
Então de posse dessa nova ferramenta, inovei
e intensifiquei as atividades, sendo que algumas delas eu já trabalhava sem ter
noção de que era de cunho teatral e, desde então, me vesti de “profatriz” e
oportunizei às crianças lindos momentos de interação,
oralidade, expressão corporal, ludicidade, bem como contato com os clássicos e
as fábulas. Enfim, atividades diversas com intuito de estimular a imaginação e
a organização do pensamento das crianças para uma educação reflexiva, significativa
e lúdica.
A escola como a instância do conhecimento e da
aprendizagem formal deve, no meu ponto de vista, promover o quanto antes o
contato com esse tipo de saber, a fim de
não comprometer o conhecimento integral de nossas crianças. O importante é que
ultrapasse o formalismo e contemple o chão da escola.
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CALENDÁRIO DOS MOMENTOS DE FORMAÇÃO DO PROJETO DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM AÇÃO NO MARANHÃO
CALENDÁRIO DOS MOMENTOS DE FORMAÇÃO DO PROJETO DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM AÇÃO NO MARANHÃO
PÓLO I - BAIXADA MARANHENSE – Cidade de Arari
1º
Encontro – Fevereiro
Dia 19 – Dialogo com
equipe local SEMED/COEDI & Visita na escola e na creche
Dia 20 - trabalho na
escola e na creche
Dia 21 e 12 – formação
com os 11 municípios
2º
Encontro - Abril
Dia 3
- trabalho na escola e na creche
Dia 4
e 5 - formação com os 11 municípios
Dia 4
e 5 - formação para equipes de saúde dos 11 municípios
Não
haverá encontro de saúde
3º Encontro - maio
Dia 22 - trabalho na
escola e na creche e supervisão de saúde na creche e na escola
Dia 23
e 24 - formação com os 11 municípios
Dia 23
e 24 - formação para equipes de saúde dos 11 municípios
4º Encontro - junho
Dia 19 - trabalho na
escola e na creche
Dia 20
e 21 - formação com os 11 municípios
Não
haverá encontro de saúde
5º Encontro - agosto
Dia 21 - trabalho na
escola e na creche e supervisão de saúde na creche e na escola
Dia 22
e 23 - formação com os 11 municípios
Dia 22
e 23 - formação para equipes de saúde dos 11 municípios
6º Encontro - outubro
Dia 2 - trabalho na
escola e na creche e supervisão de saúde na creche e na escola
Dia 3
e 4 - formação com os 11 municípios
Dia 3
e 4 - formação para equipes de saúde dos 11 municípios
7º Encontro - novembro
Dia 27 – trabalho na escola
e na creche
Dia
28 e 29 - formação com os 11 municípios
Não
haverá encontro de saúde
PÓLO II – SUL
MARANHENSE – Cidade de Imperatriz
1º
Encontro – fevereiro
Dia 25 – Dialogo com
equipe local SEMED/ COEDI & Visita na escola e na creche
Dia 26 - trabalho na
escola e na creche
Dia 27 e 28 – formação
com os 11 municípios
2º
Encontro - abril
Dia 16 – trabalho
pedagógico e supervisão de saúde na creche e na escola
Dia 17 e 18 de abril –
formação com os 11 municípios.
Dia 17 e 18 – formação
para equipes de saúde dos 11 municípios
3º
Encontro- maio
Dia 14 – trabalho na
escola e na creche
Dia 15 e 16 de maio -
formação com os 11 municípios
Não haverá encontro de
saúde
4o
Encontro - junho
Dia 11 - trabalho na
escola e na creche e supervisão de saúde na creche e na escola
Dia 12 e 13 de junho -
formação com os 11 municípios
Dia 12 e 13 de junho -
formação para equipes de saúde dos 11 municípios
5º
Encontro - setembro
Dia 17 - trabalho nas
escolas e na creche e supervisão de saúde na creche e na escola
Dia 18 e 19 - formação
com os 11 municípios
Dia 18 - formação
para equipes de saúde dos 11 municípios
6º
Encontro - outubro
Dia 15 - trabalho na
escola e na creche
Dia 16 e 17 - formação
com os 11 municípios
Não haverá encontro de
saúde
7º
Encontro - dezembro
Dia 3 - trabalho na
escola e na creche e supervisão de saúde na creche e na escola
Dia 4 e 5 - formação com
os 11 municípios
Dia 4 - formação para
equipes de saúde dos 11 municípios
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AS DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO SUL
MARANHENSE
A cidade de Imperatriz sediou as primeiras atividades do
projeto Diretrizes da Educação Infantil em Ação no Maranhão, dias 25, 26,27 e
28 de fevereiro. Houve uma diversificada agenda combinada pela coordenação do
projeto e equipes técnicas da Educação Infantil na Região Tocantina.
Todos os onze municípios
mobilizados participaram: Açailandia, Amarante do Maranhão, Bom Jesus das
Selvas, Cidelandia, Gov. Edson Lobão, Imperatriz, João Lisboa, Montes Altos,
São Pedro da Água Branca, Sítio Novo, Vila Nova dos Martírios.
A programação foi a
seguinte:
Dia 25 - Reunião com
equipe local da SEMED Imperatriz e coordenação de Educação Infantil; visita às
creches onde serão desenvolvidas ações presenciais pela equipe do Instituto
Avisa Lá.
Dia 26 - Ações com os
bebês nas duas creches.
Dia 27 e 28 - Seminário I do Programa de Formação Continuada em Creche com 11 municípios - na sede da Universidade Aberta do Brasil – UAB Imperatriz.
Dia 27 e 28 - Seminário I do Programa de Formação Continuada em Creche com 11 municípios - na sede da Universidade Aberta do Brasil – UAB Imperatriz.
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DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM AÇÃO NA BAIXADA
– CONTINUA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
A retomada das ações do projeto na Baixada Maranhense
ocorreu ainda em janeiro quando os novos Prefeitos, Secretários de Educação e
coordenadores de Educação Infantil foram contatados pelo Instituto Formação
para falar do Projeto que estava sendo desenvolvido na região desde final de
2010.
No dia 19 de fevereiro a equipe do Instituto Avisa Lá e
profissional do Instituto Formação iniciaram em Arari a retomada dos trabalhos
presenciais. Pela manhã e tarde realizaram reuniões com Secretaria e visitas às
creches envolvidas no projeto.
No dia 20 foram iniciadas as vivencias para demonstração
no processo de formação dos profissionais em duas Creches: Tia Conci e
Monsenhor Brandt.
Na sequencia, dias 21 e 22 ocorreu o seminário I de
formação continuada, coordenado pelo Instituto Avisa-Lá. Estiveram presentes
profissionais de 11 municípios da região e 8 Secretários de Educação. O espaço
dessa formação foi a Casa do Professor. Estiveram presentes 59 profissionais: 19
de Arari, 06 de Cajari, 04 de Matinha, 04 Penalva, 05 de Olinda Nova do
Maranhão, 04 de São João Batista, 05 de São Vicente Ferrer, 05 de São Bento, 03
Palmeirandia, 04 Perimirim.
Uma das novidades da atual versão do projeto é o processo
formativo na área da saúde. Nesse sentido, houve visita nas Creches para
diagnóstico na área de saúde e bem estar das crianças
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No prefácio do livro em que o grande sociólogo brasileiro Florestan Fernandes dedica-se a pesquisar os folguedos infantis, o professor francês Roger Bastide diz que para entender o universo das crianças temos que adentrar ao círculo mágico das brincadeiras infantis, só assim as compreenderemos.
O Projeto Diretrizes em Ação desenvolvido nos municípios da Baixada Maranhense pelo UNICEF, Instituto Avisa - Lá em parceria com o Instituto Formação tem sido um convite e oportunidade das educadoras infantis, de uma das regiões mais pobres do estado do Maranhão, entrarem no círculo mágico e poderem construir uma nova educação infantil a partir dos conhecimentos, interesses, desejos e necessidades das crianças.
É imbuída nessas concepções que enquanto professora e pesquisadora da área de Educação Infantil venho contribuir com as discussões e formação continuada do grupo de professoras e professores que atuam na primeira etapa da educação básica nesse estado, trazendo as discussões das temáticas colocadas na contemporaneidade para o avanço desde nível de ensino, tais como as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil promulgada pelo Conselho Nacional de Educação no final de 2009 que dá origem a este Projeto, mas não só ela, enquanto ordenamento legal, mas os paradigmas teórico-metodológicos que lhes serve de fundamento, tais como os estudos históricos sobre a infância; violência contra as crianças e negação de seus direitos; as brincadeiras infantis como principal traço da cultura infantil; a qualidade das instituições de educação infantil, dos seus saberes e fazeres; a organização do espaço tempo da escola infantil; a sociologia da infância e as particularidades das culturas do universo infantil, e principalmente, a elaboração de propostas curriculares para este seguimento.
Tem sido gratificante perceber o interesse e envolvimento dos educadores e educadores pelas temáticas trabalhadas. Ao discutirmos a história da infância e os diferentes sentimentos dos adultos para com as crianças, nas diferentes épocas da história da humanidade e nos diferentes espaços geográficos, as familiaridades e pertencimentos fizeram-se presente na professoras. O tema sobre a violência contra as crianças foi gerador de grandes debates, indignações e questionamentos. E ao adentramos nos assuntos que dizem respeito aos espaços das instituições de educação infantil a vontade de aprimorar os saberes e os fazeres dar-se de forma muito forte! É uma sede de conhecimento imensa; e ao mesmo tempo, são tantas inquietações fruto do embate e do antagonismo das velhas práticas e os novos saberes, que por vezes, formadora e educadores esbarram num debate competitivo, entre a força da cultura da escolarização precoce, das práticas tradicionais de alfabetização, do excesso de controle e disciplina confundidos como sinônimos de direito à educação, e colocando de lado oposto a cultura lúdica, do brincar das crianças. Assim, tem-se alfabetização X o brincar, e não a parceria das culturas da escrita e culturas lúdicas.
(Texto elaborado pela Profª. Msc. Fabiana Oliveira Canavieira do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão e membro do Fórum de Educação Infantil do Estado do Maranhão, vinculado ao MIEIB.)
Durante os dois encontros fomos construindo um entendimento e fincando as bases sobre a elaboração das propostas curriculares para educação infantil de cada município, a idéia era que pudéssemos oferecer orientações dos aspectos pertinentes de serem contemplados em todas as propostas curriculares, tais como concepção de infância, criança, currículo e educação infantil, questões sobre a articulação entre cuidar e educar, sobre o perfil das professoras, entre outros; mas também, que essas propostas possam caracterizar o pertencimento regional, ou seja, a cara da baixada maranhense, ao mesmo tempo que garantam as especificidades culturais e socioeconômicas de cada município. Outra grande preocupação foi para que as propostas possam ser reflexo da discussão e construção coletiva dos sujeitos que fazem parte da educação infantil de cada um dos municípios, para que se construa políticas de estado!
As discussões e trabalhos para chegarmos ao atual entendimento de currículo para educação infantil defendido pelas Diretrizes foi árduo! A partir de leituras e trabalhos em grupos houve uma percepção que as propostas curriculares já existentes aproximavam-se muito mais do modelo de escola do Ensino Fundamental, deixando as especificidades da educação infantil sem serem contempladas. Havia muito pouco ou quase nada que mencionasse os bebês, as brincadeiras e a organização do espaço e tempo, por exemplo. Também discutimos o período e forma de elaboração de uma Proposta Curricular e sua futura implementação.
A avaliação do final do trabalho não poderia ser melhor! O encerramos de forma exitosa, com o interesse pela continuidade e possível aplicabilidade do que foi orientado, além do entusiasmo pelas conquistas adquiridas em termos da construção de outros/novos conhecimentos.
Durante os dois encontros fomos construindo um entendimento e fincando as bases sobre a elaboração das propostas curriculares para educação infantil de cada município, a idéia era que pudéssemos oferecer orientações dos aspectos pertinentes de serem contemplados em todas as propostas curriculares, tais como concepção de infância, criança, currículo e educação infantil, questões sobre a articulação entre cuidar e educar, sobre o perfil das professoras, entre outros; mas também, que essas propostas possam caracterizar o pertencimento regional, ou seja, a cara da baixada maranhense, ao mesmo tempo que garantam as especificidades culturais e socioeconômicas de cada município. Outra grande preocupação foi para que as propostas possam ser reflexo da discussão e construção coletiva dos sujeitos que fazem parte da educação infantil de cada um dos municípios, para que se construa políticas de estado!
As discussões e trabalhos para chegarmos ao atual entendimento de currículo para educação infantil defendido pelas Diretrizes foi árduo! A partir de leituras e trabalhos em grupos houve uma percepção que as propostas curriculares já existentes aproximavam-se muito mais do modelo de escola do Ensino Fundamental, deixando as especificidades da educação infantil sem serem contempladas. Havia muito pouco ou quase nada que mencionasse os bebês, as brincadeiras e a organização do espaço e tempo, por exemplo. Também discutimos o período e forma de elaboração de uma Proposta Curricular e sua futura implementação.
A avaliação do final do trabalho não poderia ser melhor! O encerramos de forma exitosa, com o interesse pela continuidade e possível aplicabilidade do que foi orientado, além do entusiasmo pelas conquistas adquiridas em termos da construção de outros/novos conhecimentos.