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OFICINA INTEGRADA CUIDADOS DA CRIANÇA: UMA AÇÃO DA FAMILIA E DA ESCOLA

 
TERRITÓRIO COROADINHO - UEB MARIA AMÉLIA PROFETA
 
 
 
 
TERRITÓRIO CIDADE OLÍMPICA - UEB DILÚ MELLO
 
 
 
 
TERRITÓRIO COHAMA - UEB MARIA ANTONIETA
 
 

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REUNIÃO COM PAIS E PROFISSIONAIS - PROGRAMAÇÃO

1. Dinâmica de apresentação

2. Apresentação do Projeto(slide)

- Objetivos
- Territórios
- Ações Previstas no Projeto:
- Reuniões com pais e Profissionais das Creches em cada Creche;
- Seminários "Ações Educativas na Creche e na família construindo referências para um crescimento e desenvolvimento saudável na infância“ na PCU São Luís;
- Oficinas de referências na área da saúde e alimentação-cuidados integrados da Creche e da família com as crianças.

3. Dinâmica POSICIONE-SE

- Vocês gostam da proposta pedagógico da escola?
- De que forma vocês participam da rotina da escola?
- Pais e professores dialogam sobre o tipo de alimentação e cuidados das crianças na escola e na família?
- De que forma vocês acham que podem contribuir para que fique ainda melhor?

4. Construção da Agenda das Ações com a Escola.


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VESTINDO-ME DE PROFATRIZ PARA AÇÃO NA CRECHE

Andréia Melo Everton da Silva
Professora Infantil II – Creche Recanto dos Pássaros
SEMED – São Luís


O encontro intitulado teatro para bebês foi de grande valia, pois oportunizou um melhor entendimento a respeito da importância do teatro para a formação e desenvolvimento da criança como no seu autoconhecimento e sua autoconfiança.

Assim o conhecimento teatral se faz primordial para nós educadores, posto que foi através desse projeto Diretrizes em Ação na Educação Infantil, que eu pude perceber o quanto ele era significativo para as crianças, além de que não exigiria como pensava antes ser uma especialista em teatro, nem careceria de muito dinheiro e aparatos sofisticados, necessitaria de fato de doação e sensibilidade da minha parte.

Então de posse dessa nova ferramenta, inovei e intensifiquei as atividades, sendo que algumas delas eu já trabalhava sem ter noção de que era de cunho teatral e, desde então, me vesti de “profatriz” e oportunizei às crianças lindos momentos de interação, oralidade, expressão corporal, ludicidade, bem como contato com os clássicos e as fábulas. Enfim, atividades diversas com intuito de estimular a imaginação e a organização do pensamento das crianças para uma educação reflexiva, significativa e lúdica.


A escola como a instância do conhecimento e da aprendizagem formal deve, no meu ponto de vista, promover o quanto antes o contato com esse tipo de saber,  a fim de não comprometer o conhecimento integral de nossas crianças. O importante é que ultrapasse o formalismo e contemple o chão da escola.

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CALENDÁRIO DOS MOMENTOS DE FORMAÇÃO DO PROJETO DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM AÇÃO NO MARANHÃO
 
 PÓLO I - BAIXADA MARANHENSE – Cidade de Arari

1º Encontro – Fevereiro
Dia 19 – Dialogo com equipe local SEMED/COEDI & Visita na escola e na creche
Dia 20 - trabalho na escola e na creche
Dia 21 e 12 – formação com os 11 municípios

2º Encontro - Abril
Dia 3 - trabalho na escola e na creche
Dia 4 e 5 - formação com os 11 municípios
Dia 4 e 5 - formação para equipes de saúde dos 11 municípios
Não haverá encontro de saúde

 3º Encontro - maio
Dia 22 - trabalho na escola e na creche e supervisão de saúde na creche e na escola
Dia 23 e 24 - formação com os 11 municípios
Dia 23 e 24 - formação para equipes de saúde dos 11 municípios

4º Encontro - junho
Dia 19 - trabalho na escola e na creche
Dia 20 e 21 - formação com os 11 municípios
Não haverá encontro de saúde

5º Encontro - agosto
Dia 21 - trabalho na escola e na creche e supervisão de saúde na creche e na escola
Dia 22 e 23 - formação com os 11 municípios
Dia 22 e 23 - formação para equipes de saúde dos 11 municípios

6º Encontro - outubro
Dia 2 - trabalho na escola e na creche e supervisão de saúde na creche e na escola
Dia 3 e 4 - formação com os 11 municípios
Dia 3 e 4 - formação para equipes de saúde dos 11 municípios

7º Encontro -  novembro
Dia 27 – trabalho na escola e na creche
Dia 28 e 29 - formação com os 11 municípios
Não haverá encontro de saúde


PÓLO II – SUL MARANHENSE – Cidade de Imperatriz

1º Encontro – fevereiro
Dia 25 – Dialogo com equipe local SEMED/ COEDI & Visita na escola e na creche
Dia 26 - trabalho na escola e na creche
Dia 27 e 28 – formação com os 11 municípios

2º Encontro - abril
Dia 16 – trabalho pedagógico e supervisão de saúde na creche e na escola
Dia 17 e 18 de abril – formação com os 11 municípios.
Dia 17 e 18 – formação para equipes de saúde dos 11 municípios

3º Encontro- maio
Dia 14 – trabalho na escola e na creche
Dia 15 e 16 de maio - formação com os 11 municípios
Não haverá encontro de saúde

4o Encontro - junho
Dia 11 - trabalho na escola e na creche e supervisão de saúde na creche e na escola
Dia 12 e 13 de junho - formação com os 11 municípios
Dia 12 e 13 de junho - formação para equipes de saúde dos 11 municípios

5º Encontro -  setembro
Dia 17 - trabalho nas escolas e na creche e supervisão de saúde na creche e na escola
Dia 18 e 19 - formação com os 11 municípios
Dia 18  - formação para equipes de saúde dos 11 municípios

6º Encontro - outubro
Dia 15 - trabalho na escola e na creche
Dia 16 e 17 - formação com os 11 municípios
Não haverá encontro de saúde

7º Encontro -  dezembro
Dia 3 - trabalho na escola e na creche e supervisão de saúde na creche e na escola
Dia 4 e 5 - formação com os 11 municípios
Dia 4 - formação para equipes de saúde dos 11 municípios


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AS DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO SUL MARANHENSE

A cidade de Imperatriz sediou as primeiras atividades do projeto Diretrizes da Educação Infantil em Ação no Maranhão, dias 25, 26,27 e 28 de fevereiro. Houve uma diversificada agenda combinada pela coordenação do projeto e equipes técnicas da Educação Infantil na Região Tocantina.

Todos os onze municípios mobilizados participaram: Açailandia, Amarante do Maranhão, Bom Jesus das Selvas, Cidelandia, Gov. Edson Lobão, Imperatriz, João Lisboa, Montes Altos, São Pedro da Água Branca, Sítio Novo, Vila Nova dos Martírios.

A programação foi a seguinte:

Dia 25 - Reunião com equipe local da SEMED Imperatriz e coordenação de Educação Infantil; visita às creches onde serão desenvolvidas ações presenciais pela equipe do Instituto Avisa Lá.
Dia 26 - Ações com os bebês nas duas creches.
Dia 27 e 28 - Seminário I do Programa de Formação Continuada em Creche com 11 municípios - na sede da Universidade Aberta do Brasil – UAB Imperatriz.



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DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM AÇÃO NA BAIXADA – CONTINUA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

A retomada das ações do projeto na Baixada Maranhense ocorreu ainda em janeiro quando os novos Prefeitos, Secretários de Educação e coordenadores de Educação Infantil foram contatados pelo Instituto Formação para falar do Projeto que estava sendo desenvolvido na região desde final de 2010.

No dia 19 de fevereiro a equipe do Instituto Avisa Lá e profissional do Instituto Formação iniciaram em Arari a retomada dos trabalhos presenciais. Pela manhã e tarde realizaram reuniões com Secretaria e visitas às creches envolvidas no projeto.

No dia 20 foram iniciadas as vivencias para demonstração no processo de formação dos profissionais em duas Creches: Tia Conci e Monsenhor Brandt.

Na sequencia, dias 21 e 22 ocorreu o seminário I de formação continuada, coordenado pelo Instituto Avisa-Lá. Estiveram presentes profissionais de 11 municípios da região e 8 Secretários de Educação. O espaço dessa formação foi a Casa do Professor. Estiveram presentes 59 profissionais: 19 de Arari, 06 de Cajari, 04 de Matinha, 04 Penalva, 05 de Olinda Nova do Maranhão, 04 de São João Batista, 05 de São Vicente Ferrer, 05 de São Bento, 03 Palmeirandia, 04 Perimirim.

Uma das novidades da atual versão do projeto é o processo formativo na área da saúde. Nesse sentido, houve visita nas Creches para diagnóstico na área de saúde e bem estar das crianças

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No prefácio do livro em que o grande sociólogo brasileiro Florestan Fernandes dedica-se a pesquisar os folguedos infantis, o professor francês Roger Bastide diz que para entender o universo das crianças temos que adentrar ao círculo mágico das brincadeiras infantis, só assim as compreenderemos.

O Projeto Diretrizes em Ação desenvolvido nos municípios da Baixada Maranhense pelo UNICEF, Instituto Avisa - Lá em parceria com o Instituto Formação tem sido um convite e oportunidade das educadoras infantis, de uma das regiões mais pobres do estado do Maranhão, entrarem no círculo mágico e poderem construir uma nova educação infantil a partir dos conhecimentos, interesses, desejos e necessidades das crianças.

É imbuída nessas concepções que enquanto professora e pesquisadora da área de Educação Infantil venho contribuir com as discussões e formação continuada do grupo de professoras e professores que atuam na primeira etapa da educação básica nesse estado, trazendo as discussões das temáticas colocadas na contemporaneidade para o avanço desde nível de ensino, tais como  as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil promulgada pelo Conselho Nacional de Educação no final de 2009 que dá origem a este Projeto, mas não só ela, enquanto ordenamento legal, mas os paradigmas teórico-metodológicos que lhes serve de fundamento, tais como os estudos históricos sobre a infância; violência contra as crianças e negação de seus direitos; as brincadeiras infantis como principal traço da cultura infantil; a qualidade das instituições de educação infantil, dos seus saberes e fazeres; a organização do espaço tempo da escola infantil; a sociologia da infância e as particularidades das culturas do universo infantil, e principalmente, a elaboração de propostas curriculares para este seguimento.

Tem sido gratificante perceber o interesse e envolvimento dos educadores e educadores pelas temáticas trabalhadas. Ao discutirmos a história da infância e os diferentes sentimentos dos adultos para com as crianças, nas diferentes épocas da história da humanidade e nos diferentes espaços geográficos, as familiaridades e pertencimentos fizeram-se presente na professoras. O tema sobre a violência contra as crianças foi gerador de grandes debates, indignações e questionamentos. E ao adentramos nos assuntos que dizem respeito aos espaços das instituições de educação infantil a vontade de aprimorar os saberes e os fazeres dar-se de forma muito forte! É uma sede de conhecimento imensa; e ao mesmo tempo, são tantas inquietações fruto do embate e do antagonismo das velhas práticas e os novos saberes, que por vezes, formadora e educadores esbarram num debate competitivo, entre a força da cultura da escolarização precoce, das práticas tradicionais de alfabetização, do excesso de controle e disciplina confundidos como sinônimos de direito à educação, e colocando de lado oposto a cultura lúdica, do brincar das crianças. Assim, tem-se alfabetização X o brincar, e não a parceria das culturas da escrita e culturas lúdicas.

(Texto elaborado pela Profª. Msc. Fabiana Oliveira Canavieira  do Departamento de Educação I da Universidade Federal do Maranhão e membro do Fórum de Educação Infantil do Estado do Maranhão, vinculado ao MIEIB.)

Durante os dois encontros fomos construindo um entendimento e fincando as bases sobre a elaboração das propostas curriculares para educação infantil de cada município, a idéia era que pudéssemos oferecer orientações dos aspectos pertinentes de serem contemplados em todas as propostas curriculares, tais como concepção de infância, criança, currículo e educação infantil, questões sobre a articulação entre cuidar e educar, sobre o perfil das professoras, entre outros; mas também, que essas propostas possam caracterizar o pertencimento regional, ou seja, a cara da baixada maranhense, ao mesmo tempo que garantam as especificidades culturais e socioeconômicas de cada município. Outra grande preocupação foi para que as propostas possam ser reflexo da discussão e construção coletiva dos sujeitos que fazem parte da educação infantil de cada um dos municípios, para que se construa políticas de estado!

As discussões e trabalhos para chegarmos ao atual entendimento de currículo para educação infantil defendido pelas Diretrizes foi árduo! A partir de leituras e trabalhos em grupos houve uma percepção que as propostas curriculares já existentes aproximavam-se muito mais do modelo de escola do Ensino Fundamental, deixando as especificidades da educação infantil sem serem contempladas. Havia muito pouco ou quase nada que mencionasse os bebês, as brincadeiras e a organização do espaço e tempo, por exemplo. Também discutimos o período e forma de elaboração de uma Proposta Curricular e sua futura implementação.

A avaliação do final do trabalho não poderia ser melhor! O encerramos de forma exitosa, com o interesse pela continuidade e possível aplicabilidade do que foi orientado, além do entusiasmo pelas conquistas adquiridas em termos da construção de outros/novos conhecimentos.