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Projeto Diretrizes em Ação na Baixada Maranhense

PROJETO DE MELHORIA DE QUALIDIADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA BAIXADA MARANHENSE MEDIANTE IMPLANTAÇÃO DAS DCNEI – DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Abaixo seguem linhas gerais desse projeto, em andamento na Baixada Maranhense, sob a coordenação geral do Instituto Avisa Lá, mobilização do Instituto Formação e apoio institucional local do Portal da Educação da Baixada via Secretarias de Educação. Tem apoio do MEC E UNICEF.


JUSTIFICATIVA

As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil - DCNEI precisam ser de fato implantadas nos municípios da Baixada Maranhense como em outras regiões do país, para que não se torne apenas mais um documento elaborado pelo MEC, sem que o mesmo ganhe concretude e materialização.

Nesse sentido, o município de São Bento e nove outros municípios da Baixada Maranhense – TR Campos e Lagos, articulados pelo Portal da Educação da Baixada, desde dezembro de 2010 está em parceria com as organizações Instituto Avisa Lá, Instituto Formação, UNICEF e o MEC num processo de formação de professores para a educação infantil, sendo o município de São Bento o que recebe as equipes de profissionais dos municípios e das organizações formadoras. Os encontros ocorrem numa Creche Municipal, aonde todo o processo de formação continuada dos professores vai acontecendo.

Esse processo desenvolvido na cidade de São Bento e na Baixada Maranhense tem como objetivos:

·         Apoiar a implementação das DCNEIs;
·         Contribuir para a melhoria da qualidade da educação de crianças da Baixada Maranhense;
·         Contribuir para a formação continuada de professores de Educação Infantil, a partir de processo sistematizado nessa experiência piloto;
·         Colaborar para a criação de uma cultura de formação continuada em cadeia consistente e permanente para a Educação Infantil via Secretarias Municipais de Educação;
·         Disseminar para os municípios brasileiros participantes do Pró-Infância e demais municípios o material produzido no final da experiência piloto;
·         Formar equipe local de formadores que dê continuidade ao processo de formação nas escolas de Educação Infantil;
·         Ampliar competências básicas de educadores nas áreas curriculares fundamentais (priorizadas a partir do diagnóstico/ indicadores);
·         Elaborar material (vídeo e publicações) de divulgação e implantação das DCNEIs;
·         Contribuir para o desenvolvimento das habilidades e capacidades das crianças envolvidas.

Os Atores envolvidos no Projeto são:

·         Equipe Técnica das Secretarias Municipais de Educação
·         Diretores de escolas municipais;
·         Coordenadores Pedagógicos;
·         Professores de Educação Infantil;
·         Portal da Educação da Baixada;
·         Representantes da UNDIME;
·         Equipe técnica do MEC / COEDI;
·         UNICEF;
·         Instituto Avisa Lá;
·         Instituto Formação.

Em um período de um ano o processo de formação continuada passará por três fases de avaliação:

1ª fase: Avaliação inicial ou marco zero a partir da elaboração do diagnóstico usando a metodologia do INDIQUE

2ª fase: Avaliação de processo por meio do monitoramento e da adequação das estratégias e atividades desenvolvidas.

3ª fase: Avaliação dos resultados do programa na qualidade dos serviços ofertados às crianças.