Como forma de aprofundar conhecimentos na área da formação de professores da Educação Infantil, e de expandir conhecimentos dos professores para o trabalho em Creche e Pré Escola, o MEC, em parceria com UNICEF, Instituto Avisa Lá, Instituto Formação e Portal da Educação da Baixada Maranhense (articulação de Secretários de Educação) está implantando um projeto piloto na Baixada Maranhense com professores de Educação Infantil.
A experiência ocorre em dez municípios (Arari, Cajari, Viana, Penalva, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, São João Batista, São Vicente Ferrer, São Bento, Palmeirandia e Pedro do Rosário), onde professores e coordenadores foram selecionados para um processo de formação continuada, a partir de um município pólo.
A cidade escolhida para centralizar a formação foi São Bento, sendo que nesse local a escola de educação infantil escolhida foi a Creche Municipal Luciana Batista.
Esse projeto iniciou concretamente no final de 2010, quando as organizações se reuniram em São Luis, na sede do Instituto Formação, para planejar os passos que estavam previstos no projeto coordenado pelo Instituto Avisa Lá. Na oportunidade estavam presentes os Secretários de Educação articulados pelo Portal da Educação da Baixada Maranhense
Em fevereiro houve uma visita do Instituto Avisa Lá na região para conhecer a realidade da educação infantil e dialogar com os Secretários de Educação.
Abaixo seguem informes dos três encontros de formação de professores realizados em São Bento, numa sequência decrescente.
Em Setembro 2011 – Encontro III
Ocorreu um momento de formação dos professores da Educação Infantil das dez cidades da Baixada Maranhense, parte conhecida como Território Rural Campos e Lagos.
Essa atividade foi realizada na cidade de São Bento, por profissionais do Instituto Avisa Lá, nos dias 21, 22 e 23 de setembro.
A agenda trabalhada foi a seguinte:
- dia 21 – demonstração de atividades envolvendo crianças e professoras na pré-escola e na creche.
- dias 22 e 23 - demonstração de atividades com os 10 municípios que participam do projeto, a partir do conteúdo “cantos de atividades diversificadas” e momentos de avaliação.
Integrou a agenda nos diversos turnos os seguintes conteúdos complementares:
- manhã do dia 22 - apresentação das práticas realizadas pelos municípios, retomada dos conteúdos, discussão dos planejamentos (enviados aos municípios).
- tarde do dia 22 - atividade de planejamento para os grupos de técnicos e de professoras, separadamente; cantos de atividades diversificadas: conceito e exemplos práticos.
- manhã do dia 23 - canto de jogos: importância e exemplos, oficina de jogos.
- tarde do dia 23 - oficina de confecção de jogos, socialização das oficinas, avaliação e combinados para as próximas ações.
Em junho 2011 – Encontro II
Mais uma vez todos os 10 municípios da Baixada Maranhense, envolvidos no projeto estiveram presentes, com suas equipes completas. A pauta constou de relatos dos municípios, reflexão sobre o brincar na EI e oficina de produção de materiais educativos.
A produção foi rica e diversificada. Foi surpreendente o que cada cidade produziu com papelão, cola quente, chita e outros materiais da cultura local. Ao final cada cidade levou seus materiais produzidos para demonstração e uso em escolas onde trabalham.
Breves notícias sobre os combinados e sobre o momento ocorrido:
- Na primeira manhã do encontro quase todos os municípios apresentaram práticas realizadas e compartilhadas com outros professores que não estão envolvidos diretamente no processo e nas escolas onde trabalham.
- Os municípios de Penalva, Matinha e Viana enfatizaram nesse encontro os avanços que tiveram em seus municípios
Em maio 2011 – Encontro I
Início do processo de formação envolvendo crianças e professores, na Baixada Maranhense. Ocorreu nos dias 05 e 06 de maio. Na oportunidade houve ainda encontro de planejamento com os professores e coordenadores de Educação Infantil da Baixada Maranhense que estão envolvidos no “Projeto Diretrizes da Educação Infantil em Ação”. Houve reunião também com os Secretários de Educação.
As atividades desenvolvidas foram:
Dia 05 – Ações com crianças e professores.
Dia 06 – Reunião de avaliação e planejamento com Professores, Coordenadores e Secretários de Educação.