Em muitas reuniões com educadores e pais sobre Educação Infantil se houve falar que a família está distante das escolas públicas e, muitas vezes, mais próxima de uma escola comunitária. Em seguida são feitos diagnósticos sobre essa realidade:
"Isso ocorre porque a Creche Comunitária está mais próxima da família".
" Ocorre que na Creche Pública os pais se sentem estranhos, diferente da Creche Comunitária".
"As greves fazem com que as mães não se sintam seguras quanto a um espaço definido para seus filhos serem cuidados"..
Entre essas e outras justificativas, ou argumentações, há sempre outra que é: "O melhor seria que houvesse mais aproximação entre família e Creche Pública e garantia de um ano letivo mais estável".
Por essas e outras razões que no Projeto Territórios Irradiadores pensamos ações que podem fomentar esse diálogo e essa aproximação.
Primeiramente fizemos uma rodada de reuniões com profissionais da Creche e, em seguida, com profissionais e pais.
Para na continuidade realizarmos juntos os Seminários de construção de referencias para um crescimento saudável na infância.
A pauta das reuniões com pais foi a seguinte:
1. Dinâmica de apresentação
2. Apresentação do Projeto(slide)
- Objetivos
- Territórios
- Ações Previstas no Projeto:
- Reuniões com pais e Profissionais das Creches em cada
Creche;
- Seminários "Ações Educativas na Creche e na
família construindo referências para um crescimento e desenvolvimento saudável
na infância“ na PCU São Luís;
- Oficinas de referências na área da saúde e
alimentação-cuidados integrados da Creche e da família com as crianças.
3. Dinâmica POSICIONE-SE
- Vocês gostam da proposta pedagógico da escola?
- De que forma vocês participam da rotina da escola?
- Pais e professores dialogam sobre o tipo de alimentação
e cuidados das crianças na escola e na família?
- De que forma vocês acham que podem contribuir para que
fique ainda melhor?
4. Construção da Agenda das Ações com a Escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário