Menu Horizontal





segunda-feira, 4 de novembro de 2013

TRABALHANDO A SENSIBILIDADE, A AFETIVIDADE, A INTERAÇÃO, EXPRESSIVIDADE E O RITMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Silma Chrystian Batista santos Abreu
Quando descobri, recentemente através dos colaboradores do Projeto “Diretrizes em Ação” que devemos valorizar e conscientizar a audição, o ensino da música, tornou-se algo mais fácil e prazeroso tanto para mim, como para as crianças, bem como o trabalho com a teatralização em sala de aula já que com simples recursos, acessórios podemos envolver as crianças em um universo cheio de descoberta, imaginação e espontaneidade.
Tanto eu como as crianças tive que vencer os próprios limites, tendo em vista que o receio de realizar práticas pedagogias novas e desafiadoras na sala foi uma das minhas maiores experiências profissionais, já que muitas vezes me sentia inoperante para vivenciar atividades envolvendo conteúdos mais profundos da música e do teatro.
Através da musica, dança e da arte teatral consegui trabalhar a sensibilidade, a afetividade, a interação, expressividade e ritmo, além de permitir às crianças mergulharem num mundo de sonhos, fantasia e realidade.

Contudo, observei que quando nos permitimos experimentar coisas novas e prazerosas, nossa atuação automaticamente apresenta um rendimento mais significativo e as crianças interagem e respondem aos comandos de forma espontânea. Então, passamos a ser um professor que conduz para novos caminhos na construção de aprendizagens. Um professor  que sabe aonde quer chegar e que, durante as caminhadas se mantém ao lado deles, não na frente e tão pouco atrás, sendo a via de mão dupla: as crianças aprendem e eu aprendo com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário