Silma
Chrystian Batista santos Abreu
Quando descobri,
recentemente através dos colaboradores do Projeto “Diretrizes em Ação” que
devemos valorizar e conscientizar a audição, o ensino da música, tornou-se algo
mais fácil e prazeroso tanto para mim, como para as crianças, bem como o
trabalho com a teatralização em sala de aula já que com simples recursos,
acessórios podemos envolver as crianças em um universo cheio de descoberta,
imaginação e espontaneidade.
Tanto eu como as crianças
tive que vencer os próprios limites, tendo em vista que o receio de realizar
práticas pedagogias novas e desafiadoras na sala foi uma das minhas maiores
experiências profissionais, já que muitas vezes me sentia inoperante para
vivenciar atividades envolvendo conteúdos mais profundos da música e do teatro.
Através da musica, dança e
da arte teatral consegui trabalhar a sensibilidade, a afetividade, a interação,
expressividade e ritmo, além de permitir às crianças mergulharem num mundo de
sonhos, fantasia e realidade.
Contudo, observei que
quando nos permitimos experimentar coisas novas e prazerosas, nossa atuação
automaticamente apresenta um rendimento mais significativo e as crianças
interagem e respondem aos comandos de forma espontânea. Então, passamos a ser
um professor que conduz para novos caminhos na construção de aprendizagens. Um
professor que sabe aonde quer chegar e que, durante as caminhadas se
mantém ao lado deles, não na frente e tão pouco atrás, sendo a via de mão
dupla: as crianças aprendem e eu aprendo com elas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário