Menu Horizontal





segunda-feira, 4 de novembro de 2013

JOGOS E BRINCADEIRAS MUSICAIS


Daniela Rizzia Leite Costa Weba 
A música faz parte do nosso cotidiano, os alunos cantam ao acordar, na hora que vão para o parque ou em outros momentos e lugares.
Através da proposta apresentada no programa de formação continuada no conteúdo de “musicalização” atrelamos a música e o movimento utilizando a sequencia didática do Grupo “Palavra Cantada”. As crianças adoraram assistir, aprender os movimentos das músicas. Também exploramos o reconhecimento de alguns instrumentos musicais como flauta, bateria, pandeiro, guitarra, etc. Todas amaram esse momento e por diversas vezes interagiram com os instrumentos.
Algumas crianças avançaram em relação à exploração de sons e ritmos usando o corpo, como palmas, estalos dos dedos, sons feitos com a boca, entre outros.
Elas contam de suas conquistas e até tentam ensinar os coleguinhas. Nas aulas a preocupação foi apresentar as formas de se fazer música utilizando o corpo, objetos do cotidiano, apresentando de forma lúdica o ritmo, as tonalidades, timbres e sons diferenciados.
O desenvolvimento do aluno ocorreu na exploração de sons do próprio corpo e de instrumentos musicais. Ficaram bastante empolgadas ao participar de jogos e brincadeiras musicais.
As atividades relacionadas com as músicas do  “Palavra Cantada” executaram corretamente e usaram criatividade nas coreografias. Nessa, os alunos apreciaram músicas de diferentes ritmos; dançaram e utilizaram gestos; exploraram os movimentos do corpo junto com a música nas atividades referente à sequencia didática. A música preferida foi “tchibum, tchibum, tchibum”. Outra que a turma adorou foi de pé pintor. Procuraram atender as orientações das professoras durante as atividades musicais.

Ouviram e apreciaram as produções musicais utilizando a linguagem da comunicação e interação com o grupo. Vivenciamos as atividades de música com prazer e alegria, imitando, gesticulando e cantando junto com seus coleguinhas e professoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário