Daniela
Rizzia Leite Costa Weba
A música faz parte do
nosso cotidiano, os alunos cantam ao acordar, na hora que vão para o parque ou
em outros momentos e lugares.
Através da proposta
apresentada no programa de formação continuada no conteúdo de “musicalização”
atrelamos a música e o movimento utilizando a sequencia didática do Grupo
“Palavra Cantada”. As crianças adoraram assistir, aprender os movimentos das
músicas. Também exploramos o reconhecimento de alguns instrumentos musicais
como flauta, bateria, pandeiro, guitarra, etc. Todas amaram esse momento e por
diversas vezes interagiram com os instrumentos.
Algumas crianças avançaram
em relação à exploração de sons e ritmos usando o corpo, como palmas, estalos
dos dedos, sons feitos com a boca, entre outros.
Elas contam de suas
conquistas e até tentam ensinar os coleguinhas. Nas aulas a preocupação foi
apresentar as formas de se fazer música utilizando o corpo, objetos do
cotidiano, apresentando de forma lúdica o ritmo, as tonalidades, timbres e sons
diferenciados.
O desenvolvimento do aluno
ocorreu na exploração de sons do próprio corpo e de instrumentos musicais.
Ficaram bastante empolgadas ao participar de jogos e brincadeiras musicais.
As atividades relacionadas
com as músicas do “Palavra Cantada” executaram corretamente e usaram
criatividade nas coreografias. Nessa, os alunos apreciaram músicas de
diferentes ritmos; dançaram e utilizaram gestos; exploraram os movimentos do
corpo junto com a música nas atividades referente à sequencia didática. A
música preferida foi “tchibum, tchibum, tchibum”. Outra que a turma adorou foi
de pé pintor. Procuraram atender as orientações das professoras durante as
atividades musicais.
Ouviram e apreciaram as
produções musicais utilizando a linguagem da comunicação e interação com o
grupo. Vivenciamos as atividades de música com prazer e alegria, imitando,
gesticulando e cantando junto com seus coleguinhas e professoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário