Menu Horizontal





segunda-feira, 4 de novembro de 2013

UM PASSEIO NA FLORESTA COM BEBÊS


Flor de Liz Cartagenes Madeira 
Sabe-se que a formação continuada do professor é um elemento fundamental para o enriquecimento de sua prática. Nesta perspectiva, o projeto “DIRETRIZES EM AÇÃO” veio contribuir de forma significativa para nossas ações em sala de aula.
Ao participar do seminário teatro para bebês percebeu-se a importância da arte para o individuo; levaram-nos a refletir que a arte é importante na vida da criança, pois colabora para seu desenvolvimento expressivo para a construção de sua vida pessoal e para o desenvolvimento de sua criatividade tornando-a um individuo mais sensível, que vê o mundo com outros olhos. A criatividade da criança precisa ser trabalhada e desenvolvida, é por meio do trabalho realizado com arte nas escolas que isso também será possível.
Foi bastante perceptível nesse momento que a arte não está vinculada apenas ao desenho e pintura, mas em toda ação criativa do ser. Foram momentos de grande aprendizado, e porque não dizer de prazer, pois, adentramos a um mundo em que tivemos a oportunidade de nos expor, criar, sem nos preocuparmos com um resultado espetacular, porém, os resultados foram surpreendentes. Depois das experiências vivenciadas fomos desafiadas a colocar em prática algumas das atividades vivenciadas no seminário (etapa da formação continuada) e, então, pensou-se na atividade: “um passeio na floresta”, onde as crianças pudessem expressar-se em forma de imitação em tudo o que era encontrado nesse caminho, primeiramente direcionado pelo professor, depois livremente falavam e imitavam o que encontraram no passeio.
No inicio alguns ficaram um pouco tímidos, outros de imediato realizavam os comandos, no final, de forma bem criativa, estavam todos interligados à atividade, até mesmo seres que só existem na imaginação criativa.
Enfim, perceber a arte como um meio de expressão do ser e experimentar  desafios,  superações, imaginações e  criatividade é algo que nos faz crescer, evoluir e acreditar nas inúmeras possibilidades da aprendizagem.

MUSICALIZAÇÃO
Flor de Liz Cartagenes Madeira
Percebo a música como ferramenta que contribui para a formação integral do ser humano. Por meio dela a criança entra em contato com o mundo de forma lúdica. Ensinar utilizando-se da música ajuda a criança a desenvolver sua autonomia, criatividade, aquisição de novos conhecimentos, criticidade, enfim, a música precisa ser vista como um meio de integração do ser.
Esse momento da equipe de formação com o seminário de musicalização pode-se afirmar que foi também um momento ímpar, pois, nos levaram a uma reflexão sobre conceito de música, atributos do som e sua composição, isto é, perceber que trabalhar com música vai bem além de um repertório de músicas infantis. Contudo, nos envolveu de forma natural, dinâmica e prazerosa em suas atividades.
Nessa mesma perspectiva fomos mais uma vez desafiadas a colocar em prática atividades vivenciadas com as crianças. Sempre nos deixando com algumas inquietações, porque, por mais que tenhamos consciência desta importância, e tudo o que a musica é capaz de proporcionar ao individuo, colocar em prática com um numero grande de crianças e faixa etária diferente é bem mais complexo.
No entanto, aplicou-se a atividade da musica “vem dançar, requebrar”; logo no inicio somente a professora participou para que as crianças pudessem observar em seguida, começaram a se envolver, no entanto, nem todos participaram de imediato, mas, como estamos sendo orientados, precisa-se respeitar o momento de cada um, foi dado esse tempo.
A facilidade, o envolvimento de alguns, descontração em sala, harmonia, percepção, atenção. Dificuldade na resistência de alguns, dispersão de outros, coordenar com exatidão as ações da música e timidez.
Sendo assim, sabendo dos benefícios que a música traz ao indivíduo, tanto físico como mental e da necessidade de trabalhar em sala de aula, mesmo tendo convicção que deveria ser o profissional da área, para um resultado mais eficaz, a sua aplicabilidade nos proporciona a motivação, interação, equilibra as energias, desenvolve a criatividade, a memória, a concentração, enfim, tanto para o professor como para a criança é um instrumento que promove o equilíbro do ser.


Um comentário: