Menu Horizontal





quinta-feira, 24 de outubro de 2013

FORMAÇÃO CONTINUADA REFLETIDA EM MINHA SALA DE AULA

Célia Regina de J. T. da Silva




O Programa de Formação Continuada de Professores da Creche Recanto dos pássaros adota como estratégia a formação em conteúdos que conhecemos, mas em relação aos quais não conseguíamos criar atividades além das vivenciadas em algumas formações passadas. O Instituto Formação organizou então o aprofundamento desses conteúdos com profissionais que os dominavam não apenas do ponto de vista metodológico, mas do conhecimento técnico. São os casos de Teatro para Bebês e Musicalização. Abaixo explico o que desdobrei do que apreendi nas etapas do Programa de Formação coordenado pela equipe de Profissionais do GT de Educação Infantil do Instituto Formação.

 Teatro para Bebês 

Durante a realização da atividade com mímica, as crianças tiveram dificuldade em moldar o brinquedo que escolheram representar. Visando despertar o interesse das mesmas para a atividade, na medida do possível, ajudei na escolha do brinquedo, com perguntas: qual o brinquedo que você mais gosta? Qual brinquedo que seus colegas gostam? Que outra coisa nós podemos mostrar? Para ampliar o rol de possibilidades que esse trabalho nos permite, propus ao grupo uma atividade com modelagem, na qual as crianças tiveram que pensar em algo para representar, preparar a massa, modelar e mostrar ao grupo, sempre fazendo referência ao trabalho desenvolvido inicialmente. Embora o grupo demonstre muita criatividade nas atividades com massas modeladoras, ainda, precisam exercitar o uso da imaginação nessa atividade e vencer a timidez que ficou evidente na maioria das crianças.

Em relação ao trabalho com as esculturas, após uma breve conversa com as crianças escolhemos representar o sol, o grupo ficou à vontade para se organizarem na sala como quisessem. De modo bastante natural duas crianças fizeram várias tentativas de organização para que a imagem formada reproduzisse a escolha feita. Nesse trabalho, as crianças vivenciaram situações de liderança e a importância do saber ouvir.

Musicalização

Realizei atividades nas quais as crianças tiveram que ouvir a música e acompanhar o ritmo da música (lento/rápido), brincadeiras de rodas que exigem a dança e reprodução de movimentos e a dramatização de cantigas como: “A linda rosa juvenil” e “O cravo brigou com a rosa”.

Ainda este ano, espero desenvolver uma atividade na qual as crianças possam ouvir as músicas e tentar perceber quais instrumentos são mais perceptíveis para elas e, também, socializar as diversas preferências musicais que podem existir em um grupo. Em seguida, escolher um (a) representante da nossa vasta cultura musical e apresentá-lo (a) às crianças para que possam apreciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário