Célia Regina de J. T. da
Silva
O Programa de Formação
Continuada de Professores da Creche Recanto dos pássaros adota como estratégia
a formação em conteúdos que conhecemos, mas em relação aos quais não
conseguíamos criar atividades além das vivenciadas em algumas formações
passadas. O Instituto Formação organizou então o aprofundamento desses
conteúdos com profissionais que os dominavam não apenas do ponto de vista
metodológico, mas do conhecimento técnico. São os casos de Teatro para Bebês e
Musicalização. Abaixo explico o que desdobrei do que apreendi nas etapas do
Programa de Formação coordenado pela equipe de Profissionais do GT de Educação
Infantil do Instituto Formação.
Teatro para Bebês
Durante a realização da atividade com mímica, as crianças tiveram dificuldade em moldar o brinquedo que escolheram representar. Visando despertar o interesse das mesmas para a atividade, na medida do possível, ajudei na escolha do brinquedo, com perguntas: qual o brinquedo que você mais gosta? Qual brinquedo que seus colegas gostam? Que outra coisa nós podemos mostrar? Para ampliar o rol de possibilidades que esse trabalho nos permite, propus ao grupo uma atividade com modelagem, na qual as crianças tiveram que pensar em algo para representar, preparar a massa, modelar e mostrar ao grupo, sempre fazendo referência ao trabalho desenvolvido inicialmente. Embora o grupo demonstre muita criatividade nas atividades com massas modeladoras, ainda, precisam exercitar o uso da imaginação nessa atividade e vencer a timidez que ficou evidente na maioria das crianças.
Teatro para Bebês
Durante a realização da atividade com mímica, as crianças tiveram dificuldade em moldar o brinquedo que escolheram representar. Visando despertar o interesse das mesmas para a atividade, na medida do possível, ajudei na escolha do brinquedo, com perguntas: qual o brinquedo que você mais gosta? Qual brinquedo que seus colegas gostam? Que outra coisa nós podemos mostrar? Para ampliar o rol de possibilidades que esse trabalho nos permite, propus ao grupo uma atividade com modelagem, na qual as crianças tiveram que pensar em algo para representar, preparar a massa, modelar e mostrar ao grupo, sempre fazendo referência ao trabalho desenvolvido inicialmente. Embora o grupo demonstre muita criatividade nas atividades com massas modeladoras, ainda, precisam exercitar o uso da imaginação nessa atividade e vencer a timidez que ficou evidente na maioria das crianças.
Em relação ao trabalho com as esculturas, após uma breve conversa com as crianças escolhemos representar o sol, o grupo ficou à vontade para se organizarem na sala como quisessem. De modo bastante natural duas crianças fizeram várias tentativas de organização para que a imagem formada reproduzisse a escolha feita. Nesse trabalho, as crianças vivenciaram situações de liderança e a importância do saber ouvir.
Musicalização
Realizei atividades nas quais as crianças tiveram que ouvir a música e acompanhar o ritmo da música (lento/rápido), brincadeiras de rodas que exigem a dança e reprodução de movimentos e a dramatização de cantigas como: “A linda rosa juvenil” e “O cravo brigou com a rosa”.
Ainda este ano, espero desenvolver uma atividade na qual as crianças possam ouvir as músicas e tentar perceber quais instrumentos são mais perceptíveis para elas e, também, socializar as diversas preferências musicais que podem existir em um grupo. Em seguida, escolher um (a) representante da nossa vasta cultura musical e apresentá-lo (a) às crianças para que possam apreciar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário