Menu Horizontal





quinta-feira, 24 de outubro de 2013

TERRITÓRIOS IRRADIADORES - PCU / São Luis - MA


PLATAFORMA DOS CENTROS URBANOS - PCU

AÇÃO:
OFICINA INTEGRADA CUIDADOS DA CRIANÇA: UMA AÇÃO DA FAMILIA E DA ESCOLA

OBJETIVOS:
- Promover diálogo entre profissionais da UEB, da SEMED e pais sobre cuidados diversos com as crianças na Creche e na família.
- Refletir sobre o cardápio da criança na escola e na família.
- Discutir sobre como família e escola cuidam da criança no que se refere a hábitos diversos de higiene.

PROGRAMAÇÃO

1º momento: Apresentação das pessoas e da programação

2º momento: CUIDAR DA CRIANÇA: uma tarefa de todos I
 
Dinâmica de interação
 
Atividade 1 - CONHECENDO MAIS SOBRE A LAIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS
Grupo 1 – Profissionais da UEB
Grupo 2 – Pais
QUAL O CARDAPIO DA ESCOLA (Preencher um quadro de segunda a sexta)
QUE ALIMENTOS A CRIANÇA COSTUMA COMER EM CASA? (Preencher um quadro coletivo de segunda a domingo)
Expor os quadros com cardápios básicos da alimentação das crianças – discutir essa totalidade.

Dinâmica de interação
 
Atividade 2 – CONHECENDO MAIS SOBRE OS HÁBITOS DAS CRIANÇAS
Grupo 1 – Profissionais da UEB
Grupo 2 - Pais
PREENCHER UM QUADRO COM HÁBITOS DAS CRIANÇAS E CUIDADOS NA UEB
PREENCHER UM QUADRO COM HÁBITOS DAS CRIANÇAS E CUIDADOS NA FAMILIA
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
(Organizar quadro com alternativas diversas sobre hábitos para preenchimento Sim e Não)

3º momento: CUIDAR DA CRIANÇA: uma tarefa de todos II
 
VARAL DE POSSIBILIDADES
Como podemos avançar ainda mais para com esses cuidados a criança ter um melhor desenvolvimento? Qual é a nossa proposta?
 (cada pessoa preenche uma proposta em um cartão e expõe em um varal).


 
















São Luis, 19 de agosto de 2013

Caros colegas

É imenso prazer socializar com vocês reflexões acerca de nosso programa de formação continuada desenvolvido no âmbito do Projeto Diretrizes em Ação, na Creche Recanto dos Pássaros: teatro para bebês, musicalização, arte e dança. Nossa caminhada tem sido, sem dúvida, apaixonante com encontros e muitas descobertas, orgulho das grandes vitórias no cotidiano, busca de sentido de uma ação educativa que desenvolve conhecimentos, habilidades e atitudes de forma lúdica e prazerosa.

São nos primeiros anos de vida que devemos incentivar as crianças a se desenvolverem desde pequeninos, quando vão abrindo portas e conhecendo o mundo. Elas se empolgam, se divertem, transferem alegria, liberdade e aprendizagens diversas. Descobrimos como professores que todos somos importantes neste grande espetáculo da construção humana,  em sua diversidade. Cabe a nós abrimos portas e janelas delicadamente e, porque não dizer, sair do armário, romper paradigmas. Para isso é necessário nos envolvemos no processo educacional como agentes de transformação.

Sem dúvida, colocar os alunos em contato com atividade de expressão corporal e artística por meio de diversas técnicas e materiais, permitiráque a criança desenvolva novas linguagens. Ao cantar com os pequenos além de educá-los musicalmente, ampliamos seu repertório musical, desenvolvemos a valorização e o gosto pela cultura. Assim, a criança perceberá a diversidade e a riqueza de instrumentos a partir do próprio corpo, respeitando o seu tempo para brincar, para interagir, para questionar e para descobrir o mundo.

Compartilhar desta prática com vocês é uma forma de agradecer pelo empenho e dedicação de toda a equipe de Profissionais do GT de Educação Infantil (Formação), que tem nos apoiado na reflexão sobre nossas práticas, acrescentando às nossas, novas possibilidades de atividades para a contínua construção de saberes a partir da fala, da leitura, do canto, da dança, das manifestações artísticas diversas, ou seja, oportunizando o fazer com qualidade cada vez maior. O bom de tudo é que a turma de Professores da Creche contribuiu de forma positiva nas atividades propostas, respondendo aos diferentes desafios, fatores estes que possibilitará avanços perceptíveis em nossas práticas. Hoje, ao planejarmos nos preocupamos em garantir os eixos do teatro, da dança e da música apostando que novos conhecimentos serão construídos de forma natural e prazerosa, gerando aos “pequenos” o interesse em aprenderem.
                                                       
 Benvinda Mendes Cardoso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário