PLATAFORMA DOS CENTROS URBANOS - PCU
AÇÃO:
OFICINA INTEGRADA CUIDADOS
DA CRIANÇA: UMA AÇÃO DA FAMILIA E DA ESCOLA
OBJETIVOS:
- Promover
diálogo entre profissionais da UEB, da SEMED e pais sobre cuidados diversos com
as crianças na Creche e na família.
- Refletir sobre o
cardápio da criança na escola e na família.
- Discutir sobre como
família e escola cuidam da criança no que se refere a hábitos diversos de
higiene.
PROGRAMAÇÃO
1º momento: Apresentação
das pessoas e da programação
2º momento: CUIDAR DA
CRIANÇA: uma tarefa de todos I
Dinâmica
de interação
Atividade 1 -
CONHECENDO MAIS SOBRE A LAIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS
Grupo
1 – Profissionais da UEB
|
Grupo
2 – Pais
|
QUAL O CARDAPIO DA ESCOLA (Preencher um
quadro de segunda a sexta)
|
QUE ALIMENTOS A CRIANÇA COSTUMA COMER EM
CASA? (Preencher um quadro coletivo de segunda a domingo)
|
Dinâmica
de interação
Atividade 2 –
CONHECENDO MAIS SOBRE OS HÁBITOS DAS CRIANÇAS
Grupo 1 – Profissionais da UEB
|
Grupo 2 - Pais
|
PREENCHER UM QUADRO COM HÁBITOS DAS
CRIANÇAS E CUIDADOS NA UEB
|
PREENCHER UM QUADRO COM HÁBITOS DAS
CRIANÇAS E CUIDADOS NA FAMILIA
|
3º momento: CUIDAR DA
CRIANÇA: uma tarefa de todos II
VARAL
DE POSSIBILIDADES
Como
podemos avançar ainda mais para com esses cuidados a criança ter um melhor
desenvolvimento? Qual é a nossa proposta?
São
Luis, 19 de agosto de 2013
Caros colegas
É imenso prazer
socializar com vocês reflexões acerca de nosso programa de formação continuada
desenvolvido no âmbito do Projeto Diretrizes em Ação, na Creche Recanto dos
Pássaros: teatro para bebês, musicalização, arte e dança.
Nossa caminhada tem sido, sem dúvida, apaixonante com encontros e muitas
descobertas, orgulho das grandes vitórias no cotidiano, busca de sentido de uma
ação educativa que desenvolve conhecimentos, habilidades e atitudes de forma
lúdica e prazerosa.
São nos primeiros anos
de vida que devemos incentivar as crianças a se desenvolverem desde pequeninos,
quando vão abrindo portas e conhecendo o mundo. Elas se empolgam, se divertem,
transferem alegria, liberdade e aprendizagens diversas. Descobrimos como
professores que todos somos importantes neste grande espetáculo da construção
humana, em sua diversidade. Cabe a nós abrimos portas e janelas
delicadamente e, porque não dizer, sair do armário, romper paradigmas. Para
isso é necessário nos envolvemos no processo educacional como agentes de
transformação.
Sem dúvida, colocar os
alunos em contato com atividade de expressão corporal e artística por meio de
diversas técnicas e materiais, permitiráque a criança desenvolva novas
linguagens. Ao cantar com os pequenos além de educá-los musicalmente, ampliamos
seu repertório musical, desenvolvemos a valorização e o gosto pela cultura.
Assim, a criança perceberá a diversidade e a riqueza de instrumentos a partir
do próprio corpo, respeitando o seu tempo para brincar, para interagir, para
questionar e para descobrir o mundo.
Compartilhar desta
prática com vocês é uma forma de agradecer pelo empenho e dedicação de toda a
equipe de Profissionais do GT de Educação Infantil (Formação), que tem nos
apoiado na reflexão sobre nossas práticas, acrescentando às nossas, novas
possibilidades de atividades para a contínua construção de saberes a partir da
fala, da leitura, do canto, da dança, das manifestações artísticas diversas, ou
seja, oportunizando o fazer com qualidade cada vez maior. O bom de tudo é que a
turma de Professores da Creche contribuiu de forma positiva nas atividades
propostas, respondendo aos diferentes desafios, fatores estes que possibilitará
avanços perceptíveis em nossas práticas. Hoje, ao planejarmos nos preocupamos em
garantir os eixos do teatro, da dança e da música apostando que novos
conhecimentos serão construídos de forma natural e prazerosa, gerando aos
“pequenos” o interesse em aprenderem.
Benvinda Mendes Cardoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário