Helen Lúcia Sousa Santos
A formação de professores tem o papel primordial para o
enriquecimento de sua prática e sucesso do trabalho docente. Portanto, o
projeto “Diretrizes em Ação” vem somando para que nós professores possamos
desenvolver nossas atividades de forma mais significativa.
A participação no seminário de teatro para bebês veio nos mostrar
que o trabalho artístico vai além das atividades centradas na sala de aula,
pois variadas são as formas de explorar e incentivar a imaginação e a
criatividade dos pequeninos. Sendo assim, tivemos o desafio de proporcionar as
crianças uma atividade que pudesse despertar a sua imaginação. No momento
pensou-se utilizar a hora do conto para tentar realizar essa atividade.
Durante a leitura do conto os três porquinhos pedi que as crianças
prestassem a atenção nos personagens e na voz que eu fazia quando imitava a
fala dos porquinhos e do lobo, durante a leitura. Depois pedi que eles
recontassem a história tentando imitar a voz de cada personagem; as crianças
gostaram muito e usaram toda a sua imaginação; fizeram o reconto várias vezes e
a cada reconto surgia uma nova voz de lobo ou porquinho. Fui assim percebendo
que a arte é um tipo de linguagem e uma forma importante da comunicação que
expressa o que pode ser desenvolvido na educação infantil.
Compreendi que da mesma forma como a arte, a música também é um
excelente recurso para o desenvolvimento da expressão e do equilíbrio além de
proporcionar a integração social. Durante o seminário de música, no programa de
formação continuada, percebi que quanto mais cedo as crianças iniciam o
trabalho com a música, mais significativo e prazeroso é para elas, já que o
processo de musicalização deve ser desenvolvido com as crianças explorando
situações lúdicas como, por exemplo, as cantigas e brincadeiras de roda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário