Menu Horizontal





quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ATIVIDADES QUE DESPERTAM A IMAGINAÇÃO DAS CRIANÇAS

 
 
 
Helen Lúcia Sousa Santos
 
A formação de professores tem o papel primordial para o enriquecimento de sua prática e sucesso do trabalho docente. Portanto, o projeto “Diretrizes em Ação” vem somando para que nós professores possamos desenvolver nossas atividades de forma mais significativa.
A participação no seminário de teatro para bebês veio nos mostrar que o trabalho artístico vai além das atividades centradas na sala de aula, pois variadas são as formas de explorar e incentivar a imaginação e a criatividade dos pequeninos. Sendo assim, tivemos o desafio de proporcionar as crianças uma atividade que pudesse despertar a sua imaginação. No momento pensou-se utilizar a hora do conto para tentar realizar essa atividade.
Durante a leitura do conto os três porquinhos pedi que as crianças prestassem a atenção nos personagens e na voz que eu fazia quando imitava a fala dos porquinhos e do lobo, durante a leitura. Depois pedi que eles recontassem a história tentando imitar a voz de cada personagem; as crianças gostaram muito e usaram toda a sua imaginação; fizeram o reconto várias vezes e a cada reconto surgia uma nova voz de lobo ou porquinho. Fui assim percebendo que a arte é um tipo de linguagem e uma forma importante da comunicação que expressa o que pode ser desenvolvido na educação infantil.
Compreendi que da mesma forma como a arte, a música também é um excelente recurso para o desenvolvimento da expressão e do equilíbrio além de proporcionar a integração social. Durante o seminário de música, no programa de formação continuada,  percebi que quanto mais cedo as crianças iniciam o trabalho com a música, mais significativo e prazeroso é para elas, já que o processo de musicalização deve ser desenvolvido com as crianças explorando situações lúdicas como, por exemplo, as cantigas e brincadeiras de roda.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário